(11) 5096-2666
seg a sex. 10:00 às 18:00 e sáb. 10:00 às 15:00x
MENU
Instagram YouTube

Você sabe como RECICLAR sua VHS?

Compartilhe  

As fitas VHS são, basicamente, uma caixa de plástico, parafusos, rótulo de papel e fita preta. Essa fita é a responsável pelo processo de gravação de vídeo e áudio através de impressão magnética e, como não há modo de separar magnetismo e carga, não é novidade que as fitas contenham altas concentrações de metal.

A parte plástica das fitas de VHS e seus componentes de metal são recicláveis. O problema é saber o que fazer com a fita magnética. Se descartada indevidamente, ela representa um grande risco para o ambiente. A solução é procurar o fabricante, mas caso ele não exista mais, você pode encaminhar sua fita cassete para as cooperativas que reciclam pilhas e baterias.

A fita preta magnética é formada por elementos como o óxido de ferro e o cromo. Esses materiais são tóxicos e não podem ser reaproveitados nem manuseados. Por isso, nada de abrir a fita e separar você mesmo o plástico da fita.

Quem recolhe

A reciclagem de fitas VHS é pouco comentada no Brasil e apenas alguns lugares fazem a coleta do material. A Coopermiti, mas essa cooperativa cobra uma pequena taxa pelo serviço.

Criatividade e solução
Visto que a reciclagem ou até mesmo iniciativas para reciclagem deste material são praticamente inexistentes, a alternativa é fazer o upcycle. Se suas fitas VHS encontram-se em bom estado, faça uma doação para entidades carentes, bibliotecas ou até para colecionadores.

Outra opção é vender em sites como ebay e Mercado Livre. Caso as suas fitas tenham registrado um filme clássico, um show histórico ou um documentário que seja raro, faça negócio com isso.

Muitos designers estão apostando nesse material para fazer o upcycle: termo usado para criar outro produto com o material descartado, sem passar pelo processo de reciclagem. Confira o que andam criando por aí, mas atenção! A equipe eCycle repete que não é aconselhável desmontar suas fitas de VHS, já que não se sabe ao certo sobre os riscos de contaminação por ocasião de contato físico entre as fitas magnéticas e a pele humana.

VHS para DVD ou pendrive Saude, Fita Cassete para DVD ou pendrive Saude, Digitalização de Slide Saude, Digitalização de Foto Saude, Mini DV para DVD ou pendrive Saude, Super 8 para DVD ou pendrive Saude, VHS para DVD ou pendrive Brooklin, Fita Cassete para DVD ou pendrive Brooklin, Digitalização de Slide Brooklin, Digitalização de Foto Brooklin, Super 8 para DVD ou pendrive Brooklin, Mini DV para DVD ou pendrive Brooklin, VHS para DVD ou pendrive Interlagos, Fita Cassete para DVD ou pendrive Interlagos, Digitalização de Slide Interlagos, Digitalização de Foto Interlagos, Super 8 para DVD ou pendrive Interlagos, Mini DV para DVD ou pendrive Interlagos, VHS para DVD ou pendrive Ipiranga, Fita Cassete para DVD ou pendrive Ipiranga, Digitalização de Slide Ipiranga, Digitalização de Foto Ipiranga, Mini DV para DVD ou pendrive Ipiranga, Super 8 para DVD ou pendrive Ipiranga, VHS para DVD ou pendrive Vila Olimpia, Fita Cassete para DVD ou pendrive Vila Olimpia, Digitalização de Foto Vila Olimpia, Digitalização de Slide Vila Olimpia, Super 8 para DVD ou pendrive Vila Olimpia, Mini DV para DVD ou pendrive Vila Olimpia, VHS para DVD ou pendrive Vila Sônia, Fita Cassete para DVD ou pendrive Vila Sônia, Digitalização de Slide Vila Sônia, Digitalização de Foto Vila Sônia, Mini DV para DVD ou pendrive Vila Sônia, Super 8 para DVD ou pendrive Vila Sônia

Fonte: ecycle

 


Publicado em 13/08/2021 às 12h15 em Tudo sobre o Mundo Analógico

Categorias

» Tudo sobre o Mundo Analógico
» Dicas Digital Organizer
» Serviços Grupo Bluray
» Notícias do mundo DIGITAL
» Locais de Atendimento
» Dicas Grupo Bluray
» Nossos Serviços
CHAME AGORA